Novo Projeto AIP | + Produtividade | Acordo pré-adesão

Notícias
Perante os excelentes resultados da primeira edição e com apoio do COMPETE 2020

AIP volta a oferecer o “+ Produtividade” a PME produtoras de bens ou serviços

As PME industriais e do sector dos serviços de todas as regiões do país que querem aumentar a produtividade e as vendas podem já candidatar-se ao “+ Produtividade”, programa que a AIP vai lançar pela segunda vez, com financiamento médio de 50% para as empresas aderentes, através do COMPETE 2020. Pré-adesão até 21 de dezembro, com envio da ficha de inscrição.
 

Podem aderir ao “+ Produtividade” as PME localizadas em todas as regiões do continente, com atividade económica em bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis, e empresas com elevados fluxos físicos e de informação.

O “+ Produtividade” recorre ao modelo japonês “Kaizen Lean” para identificar as principais oportunidades de melhoria da empresa, as quais se traduzem sobretudo em aumentos de produtividade, bom desempenho ao nível de serviço e da qualidade e consequente aumento de vendas.

Está prevista a utilização de um software de apoio à gestão da melhoria contínua durante o período do projecto.

O programa, que tem um período de vigência entre Maio de 2017 e Abril 2019, envolve os colaboradores durante todo o processo, promovendo a criação de uma cultura de melhoria contínua na empresa e alteração de hábitos de trabalho.

Na primeira edição do programa, que decorreu entre 2013 e 2015, 71% das empresas tiveram como principal resultado o aumento de produtividade. Destas, 36% apresentaram aumentos acima dos 25%.

O aumento do nível de serviço foi considerado como principal resultado por 29% das empresas, 21% das organizações registou um aumento do seu volume de vendas

As melhorias ao nível da eficiência dos equipamentos produtivos tiveram valores médios de 20%, verificando-se que a redução média de stock (matéria-prima ou produto acabado) foi de 40%.

Opções de participação

  • Opção 1: Diagnóstico – 6 dias
  • Opção 2: Diagnóstico + Implementação – 28 dias
  • Opção 3: Diagnóstico + Implementação – 46 dias

Fonte: AIP