A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos vai organizar, no próximo dia 29 de Setembro, um Encontro Nacional de Incubadoras de Empresas, como forma de celebrar o 1º aniversário da Incubadora de Empresas de Arruda dos Vinhos e do projecto Invest Arruda.

Por outro lado, pensamos que é importante existir um encontro onde as autarquias possam partilhar as suas experiências na gestão de espaços de incubação de empresas e/ou de gabinetes de dinamização económica. Será uma boa oportunidade para conhecermos melhor todos os que, de uma forma ou de outra, a nível nacional ou regional, trabalham diariamente nestes projectos e também debater qual o papel que cabe às autarquias no desenvolvimento económico dos seus territórios / comunidade.

O encontro também pretende abordar as questões relacionadas com o Marketing Territorial. De que forma promovemos o nosso território? Como poderemos atrair mais investimento e recursos humanos qualificados? Estar fora dos grandes centros será um problema ou uma oportunidade? Como dinamizar e criar sinergias dentro da comunidade local, aproveitando os recursos económicos e humanos já existentes?

Outro dos temas, será o apoio e financiamento de projectos e empresas. Tão importante como haver boas ideias e bons projectos, e quem os queira executar, é saber de que forma esses projectos podem ser apoiados / financiados, quais os critérios e exigências que devem existir e que outras alternativas / complementos existem relativamente aos fundos comunitários.

O último dos temas em debate será sobre o papel que os parceiros podem e devem desempenhar no apoio ao trabalho das autarquias e dos empreendedores. O trabalho em equipa e em rede é fundamental e a existência de bons parceiros, que sejam dinâmicos e experientes, pode ajudar a que um projecto tenha sucesso.

Pensamos que estão reunidas as condições para que o evento possa contribuir, de uma forma significativa, para que o trabalho das autarquias no contexto da “nova economia” possa sair reforçado, mais partilhado e que as autarquias possam desempenhar melhor o seu papel.

Esperamos poder contar com a vossa presença.